Dry needling

quiropraxia

dryneedling2.jpg
foto DRY NEEDLING.jpg
dryneedling1.jpg

O Dry Needling ou Agulhamento seco é um tratamento que envolve uma agulha muito fina sendo inserida através da pele, a fim de inativar um ponto gatilho muscular, buscando alívio imediato de dores.

A técnica de agulhamento seco visa especificamente os pontos gatilho miofasciais. Acredita-se que eles sejam devidos a uma liberação excessiva de acetilcolina de placas motoras musculares. Estes ponto-gatilho (ou seja, geradores de dores musculares) podem ser divididos em pontos gatilho miofasciais Ativos e Latentes:

Pontos gatilho ativos.

Podem desencadear espontaneamente a dor local ou referida. Eles causam fraqueza muscular, restrição de movimento e fenômenos autonômicos.

Pontos gatilho latentes

Não causam dor a menos que sejam estimulados. Eles podem alterar os padrões de ativação muscular e contribuir para diminuição de amplitude de movimento.

 

Formação de pontos gatilhos

A formação de pontos gatilho é causada pela criação de uma faixa tensa (contratura) no músculo. Esta banda é causada pela liberação excessiva de acetilcolina da placa terminal motora combinada com a inibição da acetilcolinesterase e aumento de receptores nicotínicos de acetilcolina.Bandas inicialmente tensas são produzidas como uma medida fisiológica protetora normal na presença de dano muscular real ou potencial.Acredita-se que ocorram em resposta a carga excêntrica ou concêntrica desacostumada, posturas sustentadas e estresse repetitivo de baixa carga. No entanto, quando mantidos, contribuem para a dor sustentada.

A dor causada por pontos gatilho é devida a hipóxia e diminuição do fluxo sanguíneo dentro do ponto-gatilho. Isso leva a uma diminuição do pH, que ativa os nociceptores musculares para restaurar a homeostase. Isso causa sensibilização periférica.Pontos gatilho também estão envolvidos na sensibilização central. O mecanismo permanece incerto, mas os pontos-gatilho mantêm a entrada nociceptiva no corno dorsal e, portanto, contribuem para a sensibilização central.

Em outras palavras, os pontos gatilho são dolorosos quando pressionados e podem criar dor em outra área também, o que é chamado de dor referida. Pode até gerar algo chamado hiperalgesia, que é uma sensibilidade aumentada à dor e que é frequentemente o resultado de danos nos nociceptores ou nos nervos periféricos.

 

Por exemplo, pontos-gatilho nos músculos do ombro, pescoço e face são uma fonte comum de dores de cabeça porque o ponto-gatilho refere-se à dor na cabeça. De acordo com a pesquisa publicada no Current Painand Head ache Reports, o overtraining muscular ou trauma direto ao músculo pode levar ao desenvolvimento de pontos-gatilho.

Os pontos-gatilho podem se desenvolver durante atividades ocupacionais, recreativas ou esportivas quando o uso do músculo excede a capacidade muscular e a recuperação normal é perturbada.

Agulhamento seco difere de outros tipos de procedimentos, porque se concentra em estimular esses pontos gatilho e liberar a tensão, com o objetivo de aliviar a dor local e referida.

De acordo com estudos, os pontos-gatilho foram identificados em várias patologias dolorosas, incluindo:

Síndrome Dolorosa Miofascial

Dores de cabeça tipo tensão

Enxaquecas

Dores da articulação temporo mandibular

Dores musculares do exercício

Dores por overtraining

Transtornos relacionados ao uso excessivo de computador

Distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash)

Dor pélvica e outras síndromes urológicas

Tendinopatias do ombro

Entre outras.

Logo-WhatsApp-01.png