lesão do trabalho2.jpg

Olá

DOR AGUDA / DOR CRÔNICA

A fisioterapia é uma poderosa aliada no combate ao desconforto e às limitações causadas pela dor, seja ela aguda ou crônica. Além disso, trata-se de uma alternativa para o uso crônico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, que, além de trazerem diversos efeitos colaterais, combatem apenas a causa momentânea, não agindo em longo prazo.

A dor em si, é um sinal de alerta ao corpo de que algo está errado. O estímulo é enviado pelos nervos ao cérebro, que responde produzindo através do córtex a sensação que bem conhecemos.

Segundo um estudo realizado em parceria entre o IBGE e a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, 42% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dor. Adicionalmente, constatou-se que 37% da população sofre com dores crônicas.

Apesar de ser um problema tão comum, a dor é uma sensação completamente particular. Cada organismo reage aos estímulos de uma maneira única, conforme as sensações experimentadas ao longo de sua história de vida até então. Diante disso, é possível afirmar que a dor é uma sensação individual e subjetiva.

A grande questão está não apenas na duração do incômodo. A dor aguda serve como um alerta, um sinal de que algo está errado e houve lesão. Já a dor crônica, deixe de ter alguma função de aviso, e se torna uma doença em si, necessitando de um tratamento diferenciado e especializado.

Logo-WhatsApp-01.png